A partir desta sexta-feira, dia 17 de julho, a população campineira tem a seu dispor o Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br), sistema desenvolvido pela IMA – Informática de Municípios Associados S/A – em parceria com a Secretaria de Controle e Gestão. Trata-se de uma iniciativa pioneira contando com a mais atual tecnologia existente e pensada para funcionar como uma rede social pública, aproximando o cidadão das autoridades. O evento de lançamento da plataforma ocorreu na manhã desta sexta, no Palácio dos Jequitibás, e contou com a presença do prefeito Jonas Donizette.
A primeira ideia do portal é reunir em um só lugar todos os serviços online da Prefeitura de Campinas, executados em parceria com a IMA. No momento da inauguração, a plataforma oferta dez serviços: 156 online; agenda de eventos; alertas do Diário Oficial do Município; consulta de alvarás de aprovação e execução online; consulta de IPTU; solicitação de certidão negativa de débito de imóvel; autenticação da certidão negativa via assinatura eletrônica; mapa de serviços; busca de vagas nas escolas (Plataforma Andorinhas); e busca de medicamentos conforme a disponibilidade de cada posto de saúde.
O grande diferencial do Portal do Cidadão, porém, é a personalização do serviço público, mediante o cadastro individual do munícipe e dos seus respectivos interesses. “O portal é adaptativo, percebendo, como em uma rede social, qual assunto o usuário acessa mais”, explicou o presidente da IMA, Fábio Pagani, durante o evento de lançamento. “Ele tem uma inteligência artificial mais ou menos como o Facebook, de que a pessoa se apropria: todos falam ‘meu Facebook’ e agora a ideia é falar ‘minha Prefeitura’. É uma novidade não só no País, vemos poucas outras iniciativas assim no mundo. É uma mudança de paradigma com uma rede social pública”.
O sistema tem fácil integração com outras tecnologias e, por isso, os novos serviços oferecidos online pela Prefeitura serão facilmente adaptados ao portal. Outras ferramentas já existentes estão em processo de customização para também serem acessadas no sistema. A plataforma também conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e é responsivo, ajustando-se a qualquer meio eletrônico como computador, tablet e smartphone. “O Portal do Cidadão é também um meio em expansão. Em tecnologia brincamos que quando se para de mexer no software não é porque ele está pronto, é porque morreu. Queremos estar com o portal muito ativo, em constante mutação. É a cara da cidade de forma eletrônica”, disse Pagani.
Prefeito de Campinas, Jonas Donizette cumprimentou a IMA pela novidade e destacou, além da personalização do serviço e da possibilidade de contato direto do cidadão com as autoridades, uma outra vantagem do portal. “É também uma ferramenta de gestão, para saber o que está sendo feito e onde podemos melhorar”, afirmou. Com a plataforma, a prefeitura terá conhecimento em tempo real, por exemplo, sobre quais escolas e postos de saúde estão com maior demanda de público.
Além de Donizette, também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, e os vereadores Jorge da Farmácia, Marcos Bernardelli e Campos Filho.