PMC e Sanasa reforçam equipe de atendimento

08/07/2010

A Informática de Municípios Associados S/A está contratando 68 novos profissionais para a área de atendimento com a finalidade de ampliar os serviços prestados pela Prefeitura de Campinas e atender a um novo cliente, a Sanasa, a empresa de Saneamento básico do Município.

Dos 68 novos postos de atendimento, 31 irão atuar na Sanasa, 16 no Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CPAT), 14 no Procon e 7 no novo Posto de Atendimento Turístico do Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo.

De acordo com o presidente da IMA, Pedro Ziller, é uma grande conquista para a IMA receber a Sanasa como cliente na área de Atendimento. “Este novo contrato aponta para o fortalecimento da IMA, não só junto à Administração Direta, mas também junto às autarquias e empresas de economia mista de Campinas. É um serviço de grande porte, em uma área em que a empresa está crescendo expressivamente”, avalia.

Para Célia Passarin, gerente de atendimento da Sanasa, a contratação da IMA significa uma  melhora para o 0800 da empresa. “Agora poderemos contar com um número maior de funcionários e, com isso, ganhar mais qualidade no atendimento”, disse.
Ao longo do mês de julho, os novos profissionais passarão por treinamento e iniciarão as atividades paulatinamente.

CPAT

Tanto o CPAT quanto o Procon estão dobrando o número de posições de atendimento, totalizando, agora, 32 no CPAT e 28 no Procon. No CPAT, todos as posições prestarão atendimento presencial. No Procon, 18 posições farão atendimento presencial e oito através do telefone, além de mais dois profissionais para supervisão e apoio.

A secretária Municipal de trabalho e Renda, Maristela Braga, afirmou que desde que iniciou suas atividades, há dois anos, o CPAT já realizou mais de 120 mil atendimentos e a tendência é de que este volume aumente, na medida em que o Centro consolide a sua presença nas políticas públicas voltadas para realocação no mercado de trabalho, qualificação da mão de obra e empreendedorismo.

“A parceria com a IMA, fornecendo suporte técnico e profissionais qualificados para o atendimento à população, foi fundamental para atingirmos nossos objetivos”, avalia Maristela. Ela ressalta a importância do cuidado com a abordagem e o respeito dispensado pelos profissionais da IMA aos cidadãos que buscam apoio no CPAT. “É uma característica até didática, marcada pelo empenho em compreender as necessidades da população e encontrar o melhor forma de orientação”, complementa.

Com a ampliação nas posições de atendimento, uma ação que estava prevista no convênio que a Prefeitura de Campinas mantém com o Ministério do Trabalho e Emprego, Maristela espera dar mais agilidade e conforto aos usuários do CPAT.

Procon

Atender a uma demanda crescente também é a preocupação do diretor do Procon-Campinas, Anderson Gianetti. De acordo com ele, entre 2007 e 2009,o número de atendimentos realizados pelo órgão mais que dobrou, saltando de 15 mil para 36 mil ao ano. Esse aumento na demanda, consequentemente, gera necessidade de ampliação na estrutura de atendimento. “Mesmo dobrando a equipe, como estamos fazendo agora, ainda não conseguimos equalizar o número de atendentes ao volume de chamadas”, lamenta Gianetti. Ele explica que, no Porcon, o atendimento telefônico e o presencial são complementares, ou seja, um não substitui o outro. “O nosso atendimento telefônico é mais voltado à orientação, tirando dúvidas sobre os direitos dos consumidores, sobre os documentos necessários a abertura de uma ocorrência, permitindo a realização de denúncias, ou realizando uma triagem, evitando que sejam feitos deslocamentos desnecessários até o órgão. Por outro lado, como para abrir um processo, muitas vezes, é necessário a apresentação de documentos, o atendimento presencial torna-se imprescindível nestes casos”.

Para Gianetti, a filosofia de trabalho do Procon é muito bem assimilada pelos atendentes da IMA. “O fato da IMA ser uma empresa pública, de seus trabalhadores serem concursados e de receberem  treinamento específico para lidar com a população concorrem para conseguirmos prestar um atendimento de qualidade aos cidadãos que necessitam do auxílio do Procon”, avalia.  

Diferenciais

A gerente dá área de Atendimento da IMA, Kátia Cereda destaca que o setor tem crescido aceleradamente nos últimos anos.  Hoje, dos 442 profissionais da empresa, que também atua na áreas de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Gráfica, 226 trabalhadores estão lotados na área de Atendimento, praticamente metade do quadro.

De acordo com ela, os principais diferenciais dos serviços prestados pela IMA com relação ao que é oferecido pelo mercado é a gestão especializada de atendimento ao cidadão. “A nossa mão de obra é treinada com ênfase especial no atendimento ao munícipe e toda a gestão dos serviços é voltada para oferecermos alto índice de resolutividade no primeiro atendimento, sendo prestativos e acolhedores”, conclui.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo