Portal cria ranking com indicadores municipais

06/05/2011

Uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela IMA, por solicitação da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Campinas, permite coletar dados e indicadores dos municípios mais populosos do Brasil, nas mais diversas áreas da administração pública, e elaborar um ranking entre eles.

Embora tenha sido lançado em janeiro de 2010, o Portal de Indicadores de Competitividade de Campinas (PICC), nome dado à ferramenta, ganhou uma nova versão recentemente, melhorando a sua capacidade de gestão sobre os dados e a sua usabilidade.

O PICC é um sistema que congrega informações estatísticas sobre segurança, saúde e finanças, além de outras 12 áreas, do Município de Campinas, cidades da região metropolitanas e capitais brasileiras, totalizando 50 municípios que possuem mais de 400 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O sistema viabiliza a interação de grupos de interesses na formação de indicadores de Competitividade e a na discussão de melhores práticas e soluções adotadas pelos municípios participantes”, explica Jorge  Luiz da Cruz, analista de sistema, especificador do PICC.

“Nós precisávamos criar um banco de dados, que já conta com cerca de 27 mil informações dos municípios. Para tanto, queríamos uma ferramenta que permitisse a inserção e sistematização destes dados de maneira rápida e fácil”, lembra Ricardo Tango, assessor tributário do município de Campinas e administrador do PICC.

Levantamento pioneiro

De acordo com Tango, este levantamento é pioneiro no Brasil e a busca de informações diretamente com os municípios encurta o caminho para se obter acesso aos dados. Depois de sistematizados, eles permitem a criação de um ranking, evidenciando os melhores e piores municípios em cada um dos indicadores.

“Com base nas informações e no ranking, podemos verificar quem ocupa as melhores e as piores posições e, então, analisar as políticas que estão sendo adotadas e os caminhos trilhados pelos municípios que estão melhor colocados”, explica. A partir daí, as experiências podem ser debatidas em um fórum dentro do próprio portal. Tango também gestor do fórum.

Outro recurso importante do PICC é a possibilidade de emissão de relatórios por cidades, por indicadores ou por ano, entre outras categorias. Com isso, é possível acompanhar as evoluções de cada município ao logo do tempo em um determinado indicador, por exemplo.

Mais facilidade

Para tango, as atualizações recentes no sistema que administra o PICC melhoraram muito a ferramenta. “Antes perdíamos muito tempo para fazer o lançamento dos dados, uma mudança no sistema facilitou esta ação, que agora, é feita em questão de segundos. Quem entra pela primeira vez também consegue entender a sua lógica com mais facilidade. As mudanças também melhoraram a emissão de relatórios, tornando-os compatíveis com sistemas leitores de planilhas eletrônicas, e a vinculação dos dados coletados com o fórum”, avalia.

Inicialmente, o acesso ao PICC era restrito aos técnicos dos municípios que incluíam ou consultavam os dados. Desde o final do ano passado, no entanto, todos que tiverem interesse  podem acessá-lo, como visitante, ou seja, tendo permissão para consultar todas as informações, sem no entanto poder incluí-las ou alterá-las. Para isso basta entrar no seguinte endereço http://picc.campinas.sp.gov.br/

 

 

 

 

 

 

Ir para topo