27.02.2014
O guia digital de serviços para pessoa com deficiência “Caminhos da Inclusão” foi lançado no dia 27 de fevereiro, na Sala Azul do Paço Municipal, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e pela secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin. Também participaram da apresentação o presidente da IMA - Informática de Municípios Associados, Fábio Pagani, o presidente do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Victor Mammana, a deputada federal Célia Leão, os vereadores Luiz Lauro Filho, Jorge da Farmácia, Pastor Elias Azevedo e Jean Braz Costa, que orientou a elaboração do guia. “Sempre tive afeição pela ciência, que pode ajudar as pessoas em muitas atividades do dia a dia”, afirmou o prefeito.
O guia on line está disponível no portal da Prefeitura de Campinas (www.campinas.sp.gov.br) e foi desenvolvido para que as pessoas com deficiência possam encontrar todos os serviços disponíveis nas áreas de assistência, saúde, esportes, educação, cultura e sociojurídico. Basta incluir o endereço onde está e a ferramenta apresenta um mapa e a listagem de todos os serviços num raio de 5km, incluindo endereço, telefone e as linhas de ônibus disponíveis.
A Secretária Emmanuelle explicou que, além de listar serviços essenciais às pessoas com deficiência, o guia foi desenvolvido para ser acessível na forma de navegação. “É importante que as pessoas com deficiência ou um pai e uma mãe saibam onde e como procurar esses serviços. E o site, planejamos para que fosse acessível, de navegação facilitada, especialmente para os deficientes visuais”, comenta Emmanuelle.
O Presidente da IMA - Informática de Municípios Associados Fábio Pagani explicou que desde então o portal passou por reformulação para tornar-se mais acessível, por exemplo, com legendas sonoras para as fotos postadas no portal.
“Hoje em dia eu não faço mais nada que não seja acessível”, falou. Pagani explicou que o “Caminhos da Inclusão” ainda não funciona plenamente no formato mobile, para celular, mas afirmou que este será o próximo passo, o de aperfeiçoar a ferramenta para dispositivos móveis, inclusive, com a possibilidade de elaborar um aplicativo para isto.
O Presidente Fábio Pagani, esclarece que o banco de dados utilizado foi o da Prefeitura e o próximo passo é pensar no guia em forma de aplicativo para celular.
Além do Presidente e do Diretor Técnico, Márcio Ricardo, estiveram presentes na cerimônia os profissionais: Andreiwid Corrêa, Ana Paula Leite, Ângelo Luis Rocatto, Camila Azevedo, Maria Júlia Saldanha, Marcus Vinícius Mangetti e Silva, Savério Marino e Maurício Gomes.