Prefeitura de Campinas, Softex e IMA lançam a primeira aceleradora municipal do País

05.12.2013

O lançamento da primeira aceleradora municipal do país foi promovido pela Prefeitura de Campinas, IMA - Informática de Municípios Associados S/A e o Núcleo Softex Campinas. O evento aconteceu na quinta-feira, 5 de dezembro, no auditório da IMA.

A Prefeitura de Campinas e o Núcleo Softex Campinas anunciaram o início das operações da primeira aceleradora municipal de empresas do País. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Jonas Donizette, o Presidente da IMA, Fábio Pagani, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, o Diretor-Executivo do núcleo Softex, Edvar Pera Júnior e o Vereador e Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia André Von Zuben.

A iniciativa selecionará dez empresas de base tecnológica sediadas na cidade para passar por processo de aceleração durante o ano de 2014. O edital para seleção será publicado durante o mês de janeiro.

Com essa parceria, Prefeitura e Núcleo Softex atuarão de forma conjunta na divulgação do projeto e seleção de empresas que encontram-se em momento adequado para o processo de aceleração. Depois de escolhidas, as empresas receberão suporte do Núcleo - que será responsável pela operação da aceleradora - para que o negócio se consolide no mercado em que atua.

A nova aceleradora que faz parte do plano de governo do prefeito Jonas Donizette, será mantida pela Prefeitura de Campinas tem como intuito fomentar as empresas de base tecnológica. Para isso, o poder público conta com parceiros como Ciesp, Sebrae, Softex, Inova Unicamp, CTI, NIT Mantiqueira, Unicamp, CNPEM.

“Essa parceria é muito importante para o município, porque Campinas tem a marca da ciência e da tecnologia e, por um período, a Prefeitura se distanciou de outros agentes da comunidade científica da cidade. Agora estamos dando um passo no sentido de reaproximação para voltar a fazer parte dessa cadeia, desse elo de progresso para a cidade, tendo em vista a ciência, a tecnologia e a inovação”, ressaltou o prefeito Jonas Donizette.

De acordo com Fábio Pagani, Presidente da IMA, “esta Administração municipal atua de maneira específica e vem fomentando iniciativas ligadas ao segmento tecnológico, disseminando a cultura do empreendedorismo, a consolidação de ecossistemas digitais e promovendo ações de apoio às empresas nascentes e emergentes em diferentes etapas de inovação. O importante é resgatar a vocação da cidade de Campinas como principal polo da Ciência e Tecnologia do Estado, pois aqui concentram-se inúmeras empresas de TI, centros de tecnologia, universidades. Inovação é trazer o novo que vem de dentro. Por isso, é importante empreender com inovação, com espírito criativo e buscando novos caminhos e soluções.”

As aceleradoras têm como foco preparar a empresa de uma forma mais rápida para a operação e comercialização de seus produtos e soluções no mercado, ou seja, busca a ajuda para que o negócio saia do papel ou ganhe escala rapidamente. Elas preparam as empresas para um segundo ciclo de crescimento, após a fase de incubação.

Tanto empresas de base tecnológica - aquelas mais maduras, com algum tempo em atividade e que usam a tecnologia como base de seus produtos e processos, quanto as startups - empresas também de base tecnológica, mas que estão, em sua maioria, estreando no mercado-, poderão apresentar seus projetos à Softex para uma seleção.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo