26.08.2013
A Prefeitura de Campinas quer criar, junto com você, serviços públicos de qualidade! Com esse propósito, o governo municipal de Campinas apresentou na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, no Salão Azul, o “Campinas e-você”, uma ferramenta eletrônica e inovadora no País.
O prefeito Jonas Donizette fez o lançamento da plataforma on-line, um novo canal onde qualquer pessoa pode, pela internet, propor ideias para o poder público. A ferramenta permite a centenas de pessoas participarem colaborativamente da solução de um desafio importante para elas, e nada melhor do que usar isso para ajudar no desenvolvimento da cidade de Campinas.
O lançamento contou ainda com a participação do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, do secretário de Saúde, Carmino Antônio de Souza e do presidente da IMA, Fábio Pagani.
“Campinas e-você” pode ser acessado no portal: http://www.campinasevoce.org.br e inicia com sugestões relativas à Secretaria de Saúde. É mais um canal de diálogo e contribuição ao governo municipal. Representa um novo caminho, mais eficiente, para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto tem o foco no Pronto Atendimento (PA) do Campo Grande e a proposta é que seja replicado, posteriormente, aos outros PAs do município. Numa etapa seguinte, o projeto pode também se estender, por exemplo, para a discussão do orçamento público e para outras áreas da administração pública. “Campinas e-você” foi desenvolvido sem custos aos cofres públicos e é um passo adiante das reclamações que devem ser dirigidas a outros dois canais voltados para este tipo de atendimento, que é o 156 e a Ouvidoria Geral do Município.
Como funciona
A nova plataforma é para receber sugestões de como melhorar o serviço e será desenvolvida em quatro etapas:
1. INSPIRAÇÕES (Envie inspirações e casos de sucesso do mundo afora).
2. PROPOSTAS (Aprofunde-se nas inspirações e desenvolva propostas próprias).
3. VOTAÇÃO (Vote nas suas ideias favoritas e mostre à Prefeitura que tipo de mudança você quer ver implementada na prática).
4. EXECUÇÃO (Acompanhe o desenvolvimento e implementação da solução).
O cidadão tanto pode propor melhorias, quanto identificar e sugerir inovações já existentes em outros locais do Brasil e do mundo. As sugestões serão avaliadas por técnicos da Secretaria de Saúde que vão selecionar as passíveis de serem implantadas. As propostas consideradas viáveis, tanto técnica como financeiramente, serão colocadas em votação e os autores das dez ideias vencedoras serão convidados para participar da solenidade de implantação da melhoria nos serviços públicos.
A plataforma e-você é resultado da parceria entre Prefeitura de Campinas, IMA - Informática de Municípios Associados, Instituto Tellus e Comunitas para aproximar o cidadão das decisões que afetam a todos nós.