Presidente Fábio Pagani fala sobre o Infomap

25.11.2013


Confira a entrevista com o Presidente da IMA, Fábio Pagani.

IMA Todos: O que significa Infomap - Mapa dos Serviços Públicos de Campinas?

Fábio Pagani: InfoMap é o nome genérico do projeto que trata de todas as informações georreferenciadas do município, bem como dos sistemas associados, softwares de apoio, hardware, equipamentos, etc. Ou seja, InfoMap é um nome amplo para designar uma ação de longo prazo que tem como objetivo tornar a cidade de Campinas uma referência na coleta, armazenamento, tratamento e uso de informações públicas com base em referências geográficas.

O Mapa dos Serviços lançado ontem é uma das ações do projeto maior, assim como foi o Educação Infantil Perto de Você, o Zoneamento On Line e outras ações recentes.

Esta gestão optou por entregar, de forma continuada e consistente, pequenas partes do projeto que tenham foco no uso imediato pela população ao invés de contratar grandes projetos que custam muito e demoram para mostrar resultados para o cidadão.

IT: Qual a importância da IMA prestar serviços para todas as Secretarias da Prefeitura?

Fábio Pagani: A IMA tem o papel de integradora de soluções tecnológicas para gestão pública. As necessidades das secretarias e dos cidadãos comumente se entrelaçam e são interdependentes. Como integradora, a IMA tem capacidade de olhar cada necessidade como se fosse única e resolver aquele problema específico, mas sem perder de vista estas interrelações, sempre olhando o quadro geral e sabendo que no momento final cada pequena solução fará parte do resultado final.

Comparando, é o mesmo papel do arquiteto que ouve cada um dos futuros moradores de uma casa e cria ambientes que atendam as necessidades de cada um deles, mas sempre sem perder de vista que o resultado final é uma casa completa onde habitaram todos os moradores, com suas especificidades e também com os problemas comuns a todos.

IT: A IMA pretende expandir esses serviços para as cidades da região?

Fábio Pagani: O planejamento estratégico da IMA prevê a atuação em todo o território nacional e já começamos a conversar com outros municípios da RMC para estender as aplicações a estes municípios.

É importante ressaltar que muitas aplicações, por exemplo em segurança e saúde, só fazem sentido quando pensamos em grandes regiões.

IT: Do ponto de vista tecnológico, qual a importância do Georreferenciamento?

Fábio Pagani: Para o usuário é sempre muito mais simples visualizar uma solução em ambiente geográfico. As pessoas estão acostumadas a pensar em mapas, ruas, localização, distâncias, etc. Todos os cidadãos, mesmo os que apresentam algum tipo de deficiência, sempre pensam “na minha rua, no meu bairro, perto da minha rua, etc.”

IT: Na apresentação o Prefeito referiu a facilidade de consulta e acesso. A preocupação é popularizar esse tipo de informação?

Fábio Pagani: Sim, nossa preocupação é de sempre fazer algo intuitivo e de fácil acesso. Algo que não precise de explicações ou manuais para ser entendido ou operado. Todas as grandes soluções tecnológicas atuais caminham nessa direção. As pessoas hoje compram um telefone celular, ligam e já saem da loja usando o aparelho.

Os aplicativos da IMA têm essa mesma preocupação sempre. Além disso nós sempre procuramos criar soluções que possam ser utilizadas por qualquer tipo de equipamento, desde os mais caros até os mais simples e baratos e que não demandem nenhum aplicativo especial. O objetivo final é sempre atingir a maior parcela possível da população.
 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo