O Governo Democrático e Popular de Campinas, através da IMA (Informática de Municípios Associados S/A) e da Ceasa, inaugura nesta terça-feira (10/02/04), às 10 horas a primeira unidade do Programa Telecentros Campinas (TCC).
O objetivo essencial do TCC é democratizar e garantir a todos o direito à informação e à formação.
Ele englobará diversas unidades, que se constituirão em espaços públicos organizados para atender a uma determinada comunidade, oferecendo acesso gratuito a computadores e capacitação digital, através de cursos e orientação. Neles, será possível acessar a internet, participar de cursos de informática, ter um e-mail, utilizar o computador para trabalho ou lazer, ou acessar serviços públicos pelo computador.
A escolha da Ceasa-Campinas para começar o Programa não é por acaso. A Central está localizada ao lado de um dos maiores bolsões de pobreza da cidade, onde mora boa parte da comunidade que trabalha na empresa, principalmente para seus permissionários.
Poderá utilizar o Telecentro Primavera os funcionários da Central e dos permissionários, um público estimado em cinco mil pessoas.
“A Unidade Primavera é um local onde as pessoas terão a oportunidade de conhecer e desenvolver habilidades, enfim, um espaço para aprender a aprender”, afirma Adalete Maria Lopes, analista de sistemas da Ceasa.
A Unidade funcionará numa sala da Central de Apoio do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, com cinco computadores e três pessoas para monitoramento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A prioridade de uso será para aqueles que não têm acesso a computadores e que querem aprender esta tecnologia. Serão oferecidos cursos com duração de 50 minutos por semana, com noções básicas de informática e de sistemas operacionais em software-livre, utilização de internet e e-mail, edição de textos, além de cálculo em planilha eletrônica. A unidade terá capacidade para oferecer os cursos a cerca de 250 funcionários a cada mês.
Para o diretor presidente da IMA, Artur Machado Scavone, a empresa tem como uma de suas principais missões utilizar a tecnologia em benefício da população, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais. “Muitas pessoas encontrarão nas unidades do TCC um canal de acesso ao conhecimento e à cidadania digital. Estas unidades serão espaços comunitários, nos quais o poder público oferece a estrutura, funcionários, manutenção e outros recursos e a própria comunidade se responsabiliza pela sua conservação e bom funcionamento.”, explica Scavone.
Metas do TCC:
Promover a inclusão digital de homens e mulheres, jovens e adultos, da cidade de Campinas, a fim de torná-las pessoas habilitadas a lidar com máquinas, equipamentos, linguagens, programas, conceitos e demais tecnologias de informação;
Capacitação para o pleno exercício da cidadania e auxílio para inclusão no mercado de trabalho;
Disseminação de softwares livres;
Revitalização da região do entorno do Telecentro;