Professores fazem curso de Open Office

24/05/04

Cerca de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram ontem (24/05), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de uma aula inaugural de introdução ao uso de software livre elaborada pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA).

O treinamento é um importante passo para a divulgação da filosofia do software livre entre os profissionais da Educação, um público que pode multiplicar de forma exponencial a utilização deste tipo de tecnologia. Em um primeiro momento o curso destina 190 vagas para diretores e pessoal administrativo. Posteriormente será feito um treinamento especialmente voltado para os professores da Rede Municipal de Ensino.

O software livre é um programa de computador cujo código é aberto, o que permite alterações e aperfeiçoamentos de suas configurações pelos programadores. Outra vantagem é que ele pode ser utilizado sem o pagamento de taxas. Por essas duas características, o software livre tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável ao processo de democratização da informação e de inclusão digital.

Na aula inaugural, que contou com as presenças da secretária de Educação, Corinta Geraldi, e do diretor técnico da IMA, Luiz Carlos Marasco, a instrutora Rosane Barreto fez uma apresentação sobre as linhas gerais do curso, que oferecerá noções de operação de editores de textos, planilhas eletrônicas, navegação na internet e utilização de e-mails, tudo através do Open Office, ferramenta desenvolvida sob a filosofia livre.

Também foi feita uma apresentação do novo software desenvolvido pela IMA que tornará mais eficiente a gestão das unidades do Sistema Municipal de Ensino de Campinas, o Integre. Este sistema criará um cadastro único que conterá os dados de todos os alunos da rede municipal de educação Infantil, do ensino fundamental e da Fumec. Com esse banco de dados único, será possível agilizar o trabalho administrativo e docente das escolas.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo