12/08/2009
Técnicos de empresas da região de Campinas como a Bosch, Motorola, Instituto Eldorado, CPqD e Samsumg, estiveram na Informática de Municípios Associados S/A para debater a melhoria de processos de software nesta quarta-feira, 12 de agosto. Eles integram um grupo chamado SPIN (Software Process Improvement Network), que há cerca de seis anos, se reúne, a cada trimestre, para trocar experiências sobre a área.
Esta é a segunda vez que a reunião acontece da IMA e reuniu 31 profissionais de outras empresa da área de Tecnologia da Informação. A assessora de Qualidade, Raquel Martinho, que participa das reuniões do grupo há pelo menos três anos, deu apoio à realização da atual fase do evento. Os funcionários Patricia Oliveira, Gilson Fernandes e Daniela Luz, da área de Desenvolvimento de Software, e Viviane Sales, da área de Qualidade, também participam das reunião periódicas do SPIN.
“Durante estes eventos, trocamos diversas informações que contribuem para que cada empresa aperfeiçoe a maneira como desenvolve seus sistemas”, explica Raquel. De acordo com ela, é uma chance para que cada instituição olhe para o que está ocorrendo no mercado, tendo chances de sair da sua rotina para conhecer novos processos e ferramentas.
Esta edição do SPIN contou com três palestras abrangendo a área de desenvolvimento de software: “Implementação de um PMO em uma organização matricial” feita por Rachel Bello, da Bosch, “Liderança Neural para Gerentes de Projetos”, feita por Solange Aguilera, da Motorola e “Uma abordagem Seis Sigma para estimativa de Software” feita por Felipe Henriques da Silva e Mateus Silva Pierre, ambos da Motorola