Programa Conhecimento Compartilhado: GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos

03.05.2013

 

O “Programa Conhecimento Compartilhado”, organizado pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da área de Recursos Humanos, permite mudar completamente o ambiente em nossa volta. É de suma importância aprender novos conhecimentos através dos profissionais da IMA, bem como o desenvolvimento de ideias e ações voltadas à busca de uma maior relação no ambiente profissional.

Ribamar Carvalho foi o segundo palestrante do ano com exposição realizada no dia 3 de maio, com o tema: “Noções Básicas de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos”, que possibilitou discutirmos o crescimento na utilização de uma das principais ferramentas para recuperação e disponibilização de informações de forma rápida, precisa e simultânea. Houve grande participação dos presentes, uma vez que vários assuntos se aplicam aos diversos processos da IMA.

 

Os assuntos abordados foram:

  • Definindo GED e ECM / EIM
  • GED e suas Tecnologias Correlatas
  • Componentes de uma Solução de GED-DI
  • Tipos de Aplicações de GED
  • Metodologia
  • Benefícios
  • Mercado
  • Legislação


Gerenciamento Eletrônico de Documentos

GED é o conjunto de tecnologias que permitem o gerenciamento de documentos de forma digital. Os documentos podem ser das mais variadas origens e mídias como papel, microfilme, som, imagens, e mesmo já criados em forma digital. O palestrante abordou sobre a tecnologia, os tipos de aplicações e, principalmente, os benefícios do armazenamento digital. Para se ter uma ideia: 50 mil páginas de documentos impressos ocupam o equivalente a 8 (oito) gavetas de arquivo, e com a aplicação do sistema, as informações ficam acessíveis num único DVD.

Dentro das noções básicas de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos - o tópico “Gerenciamento do Conhecimento”, procurou passar para os nossos colaboradores a seguinte mensagem enfatizada por Ribamar Carvalho, Consultor de Negócios “O Gerenciamento do conhecimento é o processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização dos funcionários com o objetivo de se ter acesso a melhor informação no tempo, utilizando-se de tecnologias de forma corporativa.”

 

 

 

 

 

 

Ir para topo