05/08/2009
A partir do mês de agosto deste ano, o acesso da população ao atendimento médico na rede básica de saúde começa a ficar mais fácil em Campinas. E isto está sendo possível graças a uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Campinas, entre as quais o uso da Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) tem um papel importante. Os investimentos realizados em TIC têm sido um componente presente no desenvolvimento de diversos novos projetos nesta área.
Um destes projetos é o Disque-Saúde, um serviço telefônico que atenderá chamadas pelo número 160. Por meio deste número telefônico, o cidadão pode receber informações de saúde, orientações sobre os serviços disponíveis no SUS e agendar consultas.
O serviço está sendo implantado gradativamente e iniciou suas atividades com informações sobre a nova gripe (Influenza A - H1N1) e sobre como ele vai funcionar na prática, orientando o cidadão sobre que serviços ele poderá solicitar através da nova modalidade de atendimento.
A IMA está diretamente ligada à implantação do Disque-Saúde em Campinas. Inicialmente, a empresa foi responsável pelo gerenciamento do processo de implantação do Siga-Saúde, um sistema que, ao informatizar a área de saúde, está possibilitando esses novos avanços.
Além da infra-estrutura possibilitada pelo Siga-Saúde e do suporte tecnológico para a manutenção do sistema, a IMA ainda contribuiu para a implantação do Disque-Saúde com a estruturação de um call-center, inicialmente com 15 posições de atendimento, mas com previsão de ampliação neste número à medida em que a demanda aumente.
Campinas é um dos municípios pioneiros no país a contar com um serviço deste porte. Atualmente, o município conta com um milhão de pessoas cadastrados no SIGA-Saúde, o que possibilita a automatização de diversos procedimentos nas unidades básicas de saúde.
"É um grande instrumento de cidadania. Cada cidadão de Campinas pode ter acesso através do telefone a consultas e até para solicitar em sua casa um atendimento de urgência. Significa um avanço para o SUS Campinas, qualifica a atenção aos usuários e facilita o acesso em todos os aspectos.", avaliou o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, em uma cerimônia que marcou o lançamento do serviço na cidade, ocorrida em 30 de julho.
Cartão SUS
O evento marcou, também, a entrega do Cartão Saúde Cidadão - também chamado Cartão SUS, que identifica todos os usuários do Sistema Único de Saúde por meio dos dados pessoais e do prontuário médico. Ao procurar uma unidade de saúde, o usuário é identificado quando seu cartão é passado no terminal pelo atendente do serviço.
A IMA também foi responsável pela impressão e distribuição dos cartões SUS até as unidades de descentralizadas de Saúde. Inicialmente, foram confeccionados 250 mil cartões plásticos, com código de barras, que serão utilizados pelos usuários da rede pública de saúde para acessar os novos serviços. A expectativa, no entanto, é que sejam confeccionados mais 500 ml cartões até o final do ano.
O uso do cartão facilita a marcação de consultas e exames e, futuramente, o acesso imediato do médico ao prontuário com todas as informações do paciente, além de permitir a retirada de medicamentos padronizados. Ele dispensa o preenchimento manual de fichas. Tudo é online, ou seja, digitado e atualizado instantaneamente no sistema.
Instrumento de gestão
Para os gestores da área de Saúde, o cartão também é muito importante, já que, com a identificação de todos, será traçado um perfil dos usuários e também dos serviços prestados e, assim, será possível organizar melhor o processo. Isso vai agilizar e qualificar o atendimento do SUS.
"Estes serviços integram um conjunto de ações para a informatização da Saúde. Compõem o processo que facilita e racionaliza o fluxo de pessoas, evita reconsultas, garante a presença do paciente em dia e horários certos, confere eficiência na distribuição de medicamentos, atendimento rápido, marcação de consultas e exames sem demora e gastos sob controle", avaliou o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Saraiva.
Segundo o secretário, acima de tudo, estes implementos tecnológicos e de comunicação humanizam a assistência e facilitam a vida do cidadão. "Sem dúvida é um avanço. Um grande instrumento para a saúde pública de Campinas", disse.
De acordo com o presidente da IMA, Pedro Ziller, o Disque-Saúde é uma marco em todo processo de informatização da área no Município. “Os investimentos feitos em infra-estrutura tecnológica, muitas vezes, não são notados de forma imediata pela população. Somente quando as facilidades começam a chegar para os cidadãos é que ele se dá conta da importância desses investimentos, mas é preciso termos claro que, para que uma consulta seja marcada através do telefone, houve, anteriormente, um longo percurso, com muito trabalho e investimento em tecnologia”, lembra.