Seminário debate informática pública

12/07/2006

A Informática no setor Público – Desafios e Perspectivas é o tema do seminário que acontece nesta quinta-feira (13/07), das 13h30 às 17 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e dos 232 anos de Campinas.

Entre os debatedores estão André Imar Kulczynski, presidente da Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre-RS) e da Abemtic (Associação Brasileira da empresas Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação); Daniel Annenberg, Consultor do Poupatempo; Norberto Torres, da Fundação Getúlio Vargas; Alexandre Fernandes Barbosa , diretor de Consultoria da Brisa; Carlos Alberto Bassi, Assessor de Tecnologia do Cenadem (Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação); além do presidente da IMA, Bruno Vianna.

Os debatedores deverão abordar temas como o papel da tecnologia para a modernização da Gestão Pública e melhoria no atendimento ao cidadão, as novas arquiteturas tecnológicas utilizadas pelos governos e as soluções de ponta disponíveis para a otimização dos recursos na área administrativa.

“Com as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece um teto já atingido para gastos com pessoal, a maioria dos municípios brasileiros, grandes ou pequenos, encontra-se impossibilitada de ampliar os serviços públicos. Diante deste quadro, administradores municipais se vêem pressionados com a crescente demanda da população por serviços, mas encontram-se impossibilitados de atendê-la. Somente o investimento massivo em tecnologia, racionalizando os processos da máquina administrativa e trilhando caminhos inovadores, poderá reverter este quadro”, analisa Vianna, ao destacar a importância do debate sobre o papel que a tecnologia deve desempenhar na melhoria dos serviços prestados pelas Prefeituras.

Para o presidente da IMA, recursos aplicados em e-government, além de reduzir gastos da administração pública, representam também ganhos econômicos para o cidadão, que passa a ter disponíveis serviços pela Internet, redução de tempo de espera em filas, menor necessidade de deslocamentos, além de maior transparência e agilidade no contato com o Poder Público.

 

 

 

 

 

 

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