14/09/2009
Integrar e conscientizar os trabalhadores da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) sobre a importância de conservar e proteger a saúde, tanto no que diz respeito à prevenção de doenças e eliminação de riscos, bem como o desenvolvimento de ações voltadas à busca de uma maior qualidade de vida, incluindo a preservação ambiental, são os objetivos da VII Sipatma – Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho e Meio Ambiente, que teve início nesta segunda-feira, 14 de setembro.
Esta edição tem o tema "Conhecer para melhor viver..." e é a terceira que incorpora as preocupações ambientais na sua programação. “Hoje em dia, o conhecimento é a melhor arma no combate aos riscos que nossa saúde corre, por isso, estamos enfatizando a necessidade das pessoas se informarem como caminho de construção de uma vida mais saudável”, afirmou o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da IMA, Luiz Donatti, durante a abertura do evento. A Sipatma está sendo organizada pela CIPA, juntamente com a área de RH e de Eventos.
O presidente da IMA, Pedro Ziller, enfatizou a importância de eventos como este e exaltou os trabalhadores da empresa a participarem das atividades programadas e buscarem mais informações sobre as atividades da CIPA. “Espero que haja um número grande de candidatos nas eleições deste ano, aumentando, desta forma, a participação no debate sobre a importância da atuação do órgão na busca de melhores condições de trabalho para todos”, afirmou. Ele lembrou que, em 2009, a IMA registrou seis acidentes de trabalho, sendo que dois ocorreram no local de trabalho e quatro durante o trajeto. “Isso demonstra que precisamos reforçar a atenção no trânsito”, enfatizou.
Para o diretor administrativo-financeiro da empresa, Luiz Ayabe, a ênfase com a preocupação ambiental tem ganhado cada vez mais espaço nas edições da Sipatma. Ele destacou a importância do tema de uma das palestras que integram a programação, que trata sobre descarte e reciclagem de lixo eletrônico. “É um tema que diz respeito diretamente às atividades que desenvolvemos na IMA e, iniciar esse debate é um passo decisivo se quisermos zerar o nosso passivo ambiental”, apontou.
Após a abertura, as atividades tiveram início com uma palestra sobre Orçamento Doméstico, feita por Frederico Cavalcante, consultor empresarial, que procurou refletir sobre a sociedade de consumo e sua relação com a qualidade de vida, destacando a importância do uso consciente
dos recursos e do gerenciamento das finanças pessoais. As atividades prosseguem ao longo de toda a semana.