Sistema auxilia na fiscalização de terrenos

 

07/04/2011

Desde o início de abril, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) de Campinas está avaliando a versão 1.0 do Sistema para Controle de Tramitações das Solicitações da Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos (Cofit) e do Departamento de Vielas.

A Cofit é responsável pela fiscalização de terrenos, baldios ou não, notificando os proprietários sobre eventuais irregularidades encontradas e aplicando multas nos casos em que elas não sejam resolvidas.

Já o Departamento de Vielas procede a fiscalização sobre as vielas de esgotamento sanitário, intimando e, por vezes, multando os proprietários que não respeitam a legislação ou não zelam pelo seu bom funcionamento.

O sistema, desenvolvido pela IMA especialmente para a SMSP, pretende gerenciar o processo de atuação dos dois órgãos, permitindo o cadastramento e a consulta de informações referentes às denúncias recebidas por eles, às notificações ou intimações realizadas, às multas aplicadas e aos recursos impetrados.

Consulta de dados

Ao viabilizar a consulta a esses dados, através da Web, o sistema contribuirá para agilizar as atividades dos dois órgãos, pois atualmente este controle é feito manualmente, a partir de formulários de papel.

“O sistema emitirá relatórios que vão permitir o controle dos prazos referentes às notificações e às multas”, explica Ricardo Lima Caio, analista de sistemas da IMA que atuou como especificador na elaboração do software.

No futuro, o novo sistema também será integrado a outros já em uso pela Prefeitura Municipal de Campinas, como o 156, que registra as solicitações e queixas da população, o Sistema de Protocolo, que realiza a gestão de todos os documentos que tramitam na Administração do Município, e o Sistema de Informações Municipais (SIM). Esta integração permitirá a redução das atividades de inserção de informações duplicadas.

“O sistema vai ao encontro do objetivo da Prefeitura de Campinas, que quer centralizar a gestão de todas as informações de maneira que, sempre que for necessário, possa localizá-las de forma  rápida e eficiente” avalia Caio. 

Uma equipe de seis profissionais da IMA dedicou-se durante aproximadamente três meses para a elaboração do sistema. Durante quatro semanas, os profissionais da Cofit e do Departamento de Vielas estarão avaliando a versão inicial do sistema. Esse período de experiência servirá para apontar necessidade de adaptações ou novas funções. 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo