17/5/2016
Plataforma reúne dados e facilita planejamento das ações de combate ao mosquito
Para facilitar o trabalho das equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, a IMA (Informática de Municípios Associados) criou uma plataforma que reúne e mapeia todas as informações coletadas pelas unidades que são relacionadas aos casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, chikungunya e zika). O serviço permite a importação dos dados para que os técnicos consigam, de maneira mais ágil e fácil, efetuar os estudos das ações a serem desenvolvidas para o trabalho de prevenção.
No mapa, são gerados os pontos que identificam os endereços dos casos notificados, através de um cruzamento com a base de dados da Secretaria de Planejamento. Dessa forma, os funcionários das Vigilâncias conseguem informações mais detalhadas, como o resultado dos exames, o tipo de classificação da doença, os sintomas do paciente, entre outras. Um mapa de calor também permite a visualização das regiões com mais incidência de casos.
Com as informações agrupadas, os serviços podem planejar as ações de bloqueio, programar as visitas dos agentes de saúde e outras atividades para o combate à proliferação do mosquito. O sistema, que foi elaborado pela Gerência de Soluções da IMA, já está em funcionamento desde abril e é acessível somente para os técnicos das Vigilâncias.
Em março, um aplicativo da dengue, destinado à população em geral, foi elaborado durante o Hackathon, organizado pela IMA. A equipe responsável pelo aplicativo foi a vencedora da maratona tecnológica. Pelo aplicativo, o usuário consegue mapear os casos de dengue em um raio de 300 metros a partir de sua localização.