20/09/2012
Os sistemas que automatizam a gestão da Educação e da Alimentação Escolar em Campinas passaram por uma reformulação gráfica, visando tornar a sua utilização mais intuitiva e agradável, e por uma atualização tecnológica que garante ainda mais segurança e disponibilidade aos seus usuários.
Nesta quarta-feira, 19/09, as novas versões dos softwares que fazem parte do Portal Integre-Gales foram disponibilizadas para uso dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fumec, entidades conveniadas e Ceasa.
A evolução dos dois sistemas foi realizada ao longo dos últimos seis meses por 11 analistas da Informática de Municípios Associados S/A (IMA).
“Durante esse processo, nossa equipe teve duas preocupações em mente: tornar o produto alinhado às versões mais atuais dos sistemas operacionais, das ferramentas de desenvolvimento e de bancos de dados, e focar nas necessidades dos seres humanos que o utilizam”, afirmou Carmen Fournier, analista de sistemas da IMA e líder da célula dedicada aos programas da Educação.
Alterações
Os menus, por exemplo, foram padronizados de forma a ressaltar apenas as opções que estejam ligadas às funções que o usuário pretende utilizar. Além disso, a tela inicial, que é utilizada como ferramenta de comunicação entre a Secretaria e os profissionais da Educação, ganhou novo formato. “São mudanças que facilitam a navegação nos sistemas, tornando-os mais interativos”, enfatiza outra analista da IMA que trabalhou na evolução dos programas, Rosângela Lopes.
De acordo com ela, as alterações foram precedidas de uma extensa pesquisa, que buscou avaliar como os softwares disponíveis no mercado trabalham questões como organização do menu, cores e layout.
“Nas telas da versão anterior, predominava o vermelho, que foi substituído por cores em tons de azul, o que torna menos cansativo a observação da tela para quem utiliza o sistema. Com as novas cores, buscamos torná-lo mais harmonioso e convidativo”, aponta.
Outra inovação foi a aposta nos ícones para tornar a navegação mais intuitiva. Ícones que já eram utilizados ganharam destaque e novos foram inseridos, de maneira a apontar graficamente os caminhos que podem ser percorridos dentro do sistema.
As mudanças já foram aprovadas pelos usuários. “Ficou mais clean e os ícones facilitam a visualização do que a gente quer acessar”, avaliou Acir Montanhaur, usuária do Integre como professora na Cemei Sônia Maria, no Jardim Maria Rosa, e como funcionária da instituição Casa da Criança Maria Luísa Hatzer. Acir participou, nesta quinta-feira, de um treinamento sobre as novas funcionalidades do Integre, que recentemente passou a unificar o cadastro de vagas e crianças atendidas pelas entidades assistenciais e SME.
A responsável pelo Núcleo de Educação Infantil da SME, Flávia Leão, também se mostrou satisfeita com a evolução. “O Integre é uma ferramenta que, a cada dia, está se tornando mais importante para o trabalho nas escolas. Não dá mais para imaginar a gestão da rede sem ele. Então, quanto mais funcional e moderno ele ficar, melhor para professores, funcionários e gestores das escolas”, disse.
Os sistemas
O Integre é um sistema que permite a gestão integrada de toda a rede escolar do Município de Campinas, com a criação de um banco de dados único que contém as informações de todos os 58.422 alunos, como aproveitamento escolar e frequência, entre outras. Estas informações podem ser acessadas via Internet. Com isso, o gestor público passa a ter uma ferramenta útil pois, através de estatísticas e relatórios que possibilitam analisar o progresso dos alunos e a eficiência da rede de ensino, o Integre se torna um importante suporte às decisões.
Já o Gales (Gestão da Alimentação Escolar) é um software que realiza o controle eletrônico da elaboração dos cardápios, com todos com os fatores nutricionais devidamente balanceados, da distribuição dos gêneros alimentícios nas 566 unidades escolares, e dos recursos financeiros envolvidos no programa, garantindo maior economia e qualidade na merenda. São servidas cerca de 250 mil refeições/dia.
As mudanças se completam com a modernização também dos servidores (computadores de alta performance) nos quais os sistemas estão hospedados.