Solução desenvolvida pela IMA vai auxiliar o ISA a controlar e distribuir doações de hortifrútis

Gales Alimentação SaudávelDiz o Art. 3o da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional: “A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”. 

 

Entre as iniciativas da Administração Pública Municipal de Campinas para garantir a segurança alimentar dos seus cidadãos, um projeto que envolve os permissionários da Ceasa Campinas e o ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação), arrecada mensalmente 400 toneladas de hortifrútis e distribui a cerca de 15 mil pessoas e 100 entidades assistenciais no município. Esses alimentos (verduras, legumes e frutas) estão em perfeitas condições para consumo, porém não é mais viável sua comercialização. O que não está apropriado para consumo humano é destinado a pequenos produtores rurais, ou seja, nenhum alimento que pode ser aproveitado é desperdiçado.

O ISA é uma ONG parceira sediada dentro da Ceasa Campinas, que diariamente percorre os galpões recolhendo as doações ofertadas pelos permissionários, efetua a triagem e higienização dos alimentos, e em seguida faz a distribuição aos beneficiários cadastrados, que nos bairros é auxiliada por voluntários.

Uma nova solução desenvolvida pela IMA, o Gales Alimentação Solidária, vai auxiliar no controle das doações de hortifrútis feitas pelos permissionários da Ceasa e na distribuição desses alimentos pelo ISA para a população e as entidades.

Concebido de forma a possibilitar o acesso via internet em diversos equipamentos, como desktops, tablets e até mesmo smartphones através de telas responsivas (que adaptam a exibição do conteúdo ao tamanho do display ou visor), esse sistema vai proporcionar maior mobilidade para coleta das informações, e agilidade na consolidação e disponibilização das mesmas, possibilitando um planejamento otimizado da distribuição dos alimentos.

Os dados registrados no sistema também poderão subsidiar indicadores para melhoria contínua nos processos de arrecadação e distribuição através de análises estatísticas ou detalhadas da movimentação dos alimentos, quantidades recebidas pelo ISA, valores movimentados em mercadorias e quantidade de pessoas beneficiadas pelo projeto. Após essa primeira etapa já implantada, o sistema irá evoluir para agregar novas funcionalidades voltadas à análise do valor nutricional dos gêneros alimentícios doados.

O Gales Alimentação Solidária foi desenvolvido sem custo para o ISA. Dessa forma a IMA contribui, através de sua vocação tecnológica, com uma ação social para a melhoria da gestão de um projeto de fundamental importância em promover a segurança alimentar no município de Campinas, atendendo a uma parcela considerável da população.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo