As soluções tecnológicas baseadas em software livre que a IMA desenvolveu para o problemas da Administração Pública em Campinas renderam à empresa o segundo lugar no VII Prêmio Conip de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos.
O prêmio fez parte do X Congresso Nacional de Informática Pública (Conip), principal fórum brasileiro de discussão e apresentação de iniciativas para a modernização e para o incremento no uso da tecnologia no serviço público, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de junho.
Concorreram ao prêmio 212 trabalhos de diversas empresas e instituições públicas de todo o Brasil. A IMA teve três trabalhos selecionados para premiação e conseguiu o segundo lugar com a apresentação da Experiência do Município de Campinas no Uso de Software Livre, um trabalho classificado na categoria Iniciativas de Sucesso, Excelência em Cidadania.
A IMA contou ainda com dois stands na feira, um especificamente voltado para a divulgação da solução para Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), e outro, no Espaço Aqui é Livre, com outras soluções, também desenvolvidas com software livre.
Cerca de 2,3 mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e estaduais de diversas áreas e representantes de empresas privadas e instituições públicas, visitaram os stands da IMA. Destas, aproximadamente 500 demonstraram interesse pelos produtos desenvolvidos pela empresa. Diversos profissionais da IMA também participaram do evento como palestrantes ou mediadores de debates.
"A expectativa, agora é de que sejam gerados novos negócios. A experiência que a IMA acumulou nos últimos anos pode ajudar outras prefeituras ou instituições públicas, mediante a contratação de consultorias ou realização de parcerias", avalia a gerente de relacionamento da empresa Suely Enomoto.
De acordo com Suely, prefeituras de diversas partes do País, desde a Região Norte e Nordeste, passando por Minas Gerais e interior de São Paulo, manifestaram o interesse na contratação dos serviços da IMA para a customização das soluções apresentadas às suas necessidades.
O diretor-técnico da IMA Luiz Carlos Marasco destaca que a participação da empresa no Conip evidenciou os resultados alcançados pelo conjunto da instituição na entrega de sistemas e soluções para a Prefeitura de Campinas. "São ações que facilitam o desenvolvimento da cidadania, fruto de uma ação de governo forte no sentido de buscar as soluções e do trabalho em equipe, muito entrosado, participativo e colaborativo entre os profissionais da empresa", conclui.
Soluções apresentadas pela IMA no CONIP
GED Livre - permite digitalizar e controlar o fluxos de informações que antes estavam armazenadas em papel. A sua implantação proporciona economia de espaço, tempo e dinheiro. A IMA desenvolveu esta solução para a Secretaria de Finanças, digitalizando e indexando cerca de 400 mil documentos do cadastro imobiliário, que agora podem ser acessados via web, descentralizando e aumentando a agilidade na consulta.
Integre - possibilita a criação de um cadastro único com os dados de todos os alunos da Rede Educacional de um município. Com esse banco de dados único, pode-se inserir todas as informações relativas ao aproveitamento escolar dos estudantes, como as notas e a freqüência, com a emissão de relatórios automaticamente.
Gales - é uma ferramenta eficiente para gestão da Alimentação Escolar, através da qual é possível criar e modificar cardápios de maneira bastante flexível, substituindo alimentos ou preparações, e adequando o valor calórico ao desejado.
SOL - Saúde On Line - permite aumentar a eficiência na marcação de consultas e exames para os usuários do SUS em Campinas. O SOL possibilita que uma série de procedimentos que eram realizados manualmente, através de formulários de papel, deixem de ser feitos. A implantação do SOL no Município de Campinas interligou 74 unidades entre Centros de Saúde, Policlínicas e outros serviços de referência da Prefeitura, responsáveis pelo atendimento de cerca de 5 mil pessoas a cada semana. O novo sistema zerou as perdas de consultas que, antes, atingiam uma média mensal de 24%, possibilitando a redução no prazo de espera em diversas especialidades.
Tempo Real - permite controlar o número de horas despendidas por cada profissional envolvido em um projeto. Com ele, é possível saber qual atividade realizada e o tempo gasto, diariamente, por um profissional e para qual cliente o trabalho foi executado. Com isso, pode-se quantificar e parametrizar o custo da prestação de serviços.
Peça-fácil - permite ao cliente solicitar manutenção de equipamentos de informática, via internet, gerando mensagens de e-mail automáticas a cada etapa do atendimento.