07/08/2009
Uma delegação com técnicos e gestores das Prefeituras de Valinhos e Vinhedo, dois importantes municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), visitou a IMA nesta quinta-feira, 06 de agosto, interessada em conhecer as principais funcionalidades do Siga-Saúde, sistema que está viabilizando a informatização da área em Campinas.
O Siga Saúde é um sistema livre, desenvolvido por um conjunto de empresas para a Prefeitura de São Paulo. Esta, por sua vez, disponibiliza a sua utilização para outros municípios, mediante convênio. Em Campinas, a IMA é a responsável pela implantação do software, atendendo as especificidades da Rede de Saúde de Campinas. A sua implantação está ocorrendo de forma gradual, mas o trabalho já desenvolvido contribuiu para uma série de medidas para melhoria do atendimento em Saúde, como a entrada em operação do Disque-Saúde e a utilização do Cartão SUS.
O interesse dos técnicos das cidades vizinhas pelo Siga-Saúde, surgiu após uma apresentação feita pela Prefeitura de Campinas junto à câmara temática de Saúde para a RMC. O uso do mesmo sistema de gestão para a Saúde pelos municípios que integram a área metropolitana pode ser uma alternativa estratégica, facilitando o intercâmbio de informações entre eles, otimizando investimentos e reduzindo custos.
“Com a regionalização do SUS, uma base dados única para todos os municípios possibilitará um atendimento mais estruturado, com mais conforto para os usuários e melhor gestão por parte dos governos”, avaliou o secretário de Saúde de Valinhos Luiz Carlos Fustinoni.
A diretora de Saúde de Vinhedo, Maria Regina Ligo, disse que, pelo que viu na apresentação, o Siga-Saúde deve atender às necessidades de gestão da área em seu Município. “Há uma prática comum de intercâmbio de pacientes entre os Municípios. Se pudemos gerenciar conjuntamente este atendimento, o sistema todo ganha.”, afirmou.