O Integre, solução desenvolvida em software livre para a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, permite gerenciar a vida escolar de 70 mil alunos. A titular da pasta, Corinta Geraldi, falou ao Im@gem sobre como isto afeta o setor
Imagem: Em que aspectos a Tecnologia da Informação pode contribuir para melhora da gestão em uma área tão importante quanto a Educação?
Corinta Geraldi: Ela é condição imprescindível para o êxito de qualquer política de gestão educacional pública que procure trabalhar com seriedade e antecipar cenários de atendimento quantitativo e qualitativo. Ela é uma ferramenta que pode contribuir para oferecer melhores condições àqueles que vivem nos territórios de maior exclusão social. Permite, também, maior transparência no gasto e controle públicos das verbas, ao disponibilizar as informações, aumentando as possibilidades de participação social nos destinos da política educacional.
Imagem: Em que programas a SME tem utilizado a Tecnologia da Informação e qual o impacto que sua utilização tem gerado?
Corinta Geraldi: Principalmente com cadastro de crianças matriculadas nas redes de educação infantil do ensino fundamental. É instrumento de fundamental importância para o acompanhamento de cada um dos mais de 70 mil estudantes da SME e Fumec, possibilitando fazer o devido trabalho pedagógico para evitar a reprovação e evasão. Por outro lado, e entrando nas micropolíticas com relevância social, o controle de freqüência e matrícula permite verificar a situação de famílias em situação de risco, gerando uma intervenção intersetorial com saúde, assistência, habitação, entre outras. A informatização também possibilita um maior controle sobre os processos de ingresso e remoção dos profissionais da educação, contribuindo para o planejamento de todas as atividades ao longo do ano letivo.
Imagem: A IMA tem dado suporte a estas ações?
Corinta Geraldi: A IMA tem nos auxiliado em diversas áreas, como no cadastro único dos alunos, através do Integre, com a manutenção dos laboratórios de informática das unidades de ensino fundamental, na construção do portal das escolas da Rede Municipal. Muito mais ainda pode ser feito, pois há uma demanda enorme por tecnologia para a gestão escolar, que poderá ser suprida a partir da consolidação da parceria entre a IMA e a SME.