Vice monta cenário político para IMA

28/04/2010

O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, falou a cerca de 50 profissionais da cadeia gerencial da Informática de Municípios Associados (IMA) sobre a conjuntura política atual. O evento aconteceu na terça-feira, 27 de abril, no Auditório da empresa, e fez parte das atividades do Planejamento Estratégico que a IMA está elaborando para o período de 2010 a 2012.

Inicialmente, Vilagra, que também é presidente da Ceasa-Campinas, elogiou o trabalho que a IMA vem desenvolvendo, destacando o resultado financeiro positivo que foi alcançado no ano passado, o que possibilitou que a empresa acabasse com os prejuízos que se acumulavam ao longo de sua história.

“Venho, em nome do prefeito Dr. Hélio, transmitir aos trabalhadores da empresa a sua satisfação com os caminhos que estão sendo tomados. A IMA possui profissionais de alta qualidade e os serviços prestados estão sendo cada vez mais reconhecidos”, afirmou.

Em seguida, ele relembrou alguns dos principais projetos da Administração Municipal,  como o fato de que Campinas, em 2011, será o primeiro município brasileiro a ter 100% do esgoto tratado, a construção do Hospital Ouro Verde, que consumiu perto de R$ 60 milhões e exige para custeio mais R$ 5 milhões mensais, e a ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil, que vai acabar com um dos principais problemas no setor: as  filas de espera por matrículas.

Ele destacou também as ações na área da Assistência Social e a iniciativa da Prefeitura em enfrentar a questão dos moradores de rua e o Programa Tolerância Zero, que está fechando redutos utilizados para o consumo de drogas, ao mesmo tempo em que  encaminha os usuários para tratamento.
Com relação à imagem que o município projeta no cenário nacional, o vice-prefeito afirmou que Campinas é uma cidade “muito bem vista”, que está recebendo uma grande ajuda do Governo Federal e será alvo de projetos de grande porte, como a ampliação do Aeroporto de Viracopos, além de estar cotada para se tornar novamente um centro de distribuição da malha ferroviária que será implantada a partir do Trem de Alta Velocidade.

“A experiência do Dr. Hélio como deputado federal ao longo de dois mandatos e o conhecimento que ele adquiriu sobre os diversos órgãos sediados em Brasília, contribuiu bastante para esse bom relacionamento entre os Governos Federal e Municipal, possibilitando investimentos conjuntos nas mais diversas áreas”, avaliou, ressaltando que a proximidade política entre os chefes do Executivo das duas esferas administrativas também ajudou.

Para ele, a conjuntura política local, a curto prazo está vinculada ao calendário eleitoral, tanto em nível estadual quanto federal. “O Brasil tem avançado bastante na sua estabilidade política e no fortalecimento das suas instituições, o que contribui para a consolidação da democracia. Pela primeira vez temos uma mulher com chances reais de chegar ao poder, enfrentando um adversário que também tem história e propostas. Nestas eleições, os brasileiros terão a chance de debater e optar por modelos políticos distintos para o País, o que é muito bom para o processo democrático”, disse.

Vilagra alertou para o fato de que as previsões indicam que, em 10 anos, o Brasil deve tornar-se a quinta economia capitalista do planeta. “Temos que aproveitar esta  tendência e darmos um salto de qualidade na área de Ciência e Tecnologia, pois não podemos ser eternamente fornecedores de matéria-prima para outros países. Temos que exportar produtos com alto valor agregado”.

Já com relação, aos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, de acordo com o vice-prefeito, eles possuem, juntos, um PIB maior do que o do Chile e têm buscado cada vez mais soluções conjuntas para os problemas comuns.

Finalmente, avaliando o que ainda  falta avançar na Prefeitura, Vilagra destacou, entre outras coisas, dois pontos que estão interligados: uma maior atenção para com as condições de trabalho dos servidores municipais e a melhoria na qualidade do atendimento prestado ao cidadão. Os presentes não puderam deixar de notar que a Tecnologia da Informação terá um papel importante para atingir estes dois objetivos.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo